Home A ASPI História

História

por Alexandre

Na década de 70, surfistas de São Paulo e Rio de Janeiro introduziram o surf em Itajaí. Como os nativos ainda não tinham conhecimento do esporte, os turistas dominaram as ondas por algum tempo, até que os verdadeiros locais assumissem o pico e cuidassem dele a preservação futura.

O primeiro Festival Brasileiro de Surf, de acordo com documentos encontrados em arquivos da ASPI, foi realizado no sul do Brasil, na Praia da Atalaia, em Itajaí, no período de 04 a 06 de janeiro de 1978.

A primeira entidade que surgiu em Itajaí denominava-se ASFI – Associação de Surf Foz do Itajaí, fundada em 21 de setembro de 1986. A Associação tinha como objetivo a prática de atividades desportiva, em forma recreativa ou competitiva, participando de torneios e campeonatos, promovidos por entidades filiadas a FECASURF – Federação Catarinense de Surf.

Em 28 de junho de 1999 a associação passou a se chamar ASPI – Associação de Surf Praias de Itajaí. Desde então desenvolve e profissionaliza o surfe no Município de Itajaí e região através de competições, incentivando assim o surgimento de novos talentos, campeonatos diferenciados e circuitos que movimentam o Sul do Brasil.

Representatividade

Além da realização de campeonatos e eventos ligados ao surf, a ASPI – Associação de Surf Praias de Itajaí foi reconhecida como Utilidade Pública Municipal através da Lei 5386/09 | Lei nº 5386 de 26 de outubro de 2009.

Possui cadeiras em conselhos municipais onde participa ativamente:
COMDEMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente de Itajaí e do Projeto ORLA. Realiza campanhas de doações, promove mutirões de limpeza, plantio de mudas e seus membros participam de diversos programas sociais na cidade.

Histórico de eventos

A ASPI já realizou mais de 200 campeonatos amadores e profissionais, entre eles:

  • Etapas do Circuito Catarinense de Surf AMADOR e PROFISSIONAL
  • Test Ride Rusty 2012 e 2013
  • Volcom VQS 2013
  • Quiksilver PRO JR 2011
  • Quiksilver King Of The Groms International 2010
  • Oakley PRO JR 2009
  • WQS Internacional 6 Estrelas 2008
  • WQS Internacional 6 Estrelas 2007
Locais até 2023, com algumas etapas válidas pelo catarinense amador:
  • Festival Molhes in Vibe – durante todo mês de julho
  • ASPI FINAL HEAT
  • ASPI Grand Master
  • ASPI Outubro Rosa (evento total só de mulheres)
  • SURFuturo Groms
  • ASPI Evolução Consciente
  • ASPI PRO/AM
  • ASPI ITAJAÍ OPEN
  • Desafio Amigos da Atalaia
  • Molhes In Vibe – Surf Noturno

História e Revelação de talentos

Um dos principais objetivos da ASPI é contribuir para o crescimento do esporte, fomentar o surf na cidade e região, revelando novos talentos e aprimorando as técnicas de competição dos atletas, são oportunidades para quem inicia no esporte e também para aqueles que querem aprimorar o surf.

Nos principais eventos promovidos pela ASPI, competiram diversos atletas de ponta como Fábio Gouveia, Jano Belo, Neco Padaratz, Peterson Rosa e os atuais tops do WCT (Circuito Profissional Mundial) Adriano de Souza (Mineirinho), Alejo Muniz, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Jadson André e Heitor Alves, e os catarinenses que se profissionalizaram ao longo do processo e também fazem parte da cena atual: Matheus Navarro, Willian Cardoso, Alcides Lopes Neto e João Paulo de Abreu.

Em 2006 a ASPI – Associação de Surf Praias de Itajaí, marcou um momento de transição na cultura do surf de Itajaí com a realização de campeonatos super importantes como WQS aconteram na Praia Brava em 2007 e 2008.

Pionerismo para a história do surf no Brasil

A ASPI foi a primeira associação no sul do Brasil a criar competições voltadas somente para as categorias de base do surf brasileiro, realizando durante 13 temporada o Surfuro Groms, com a presença de muitos atletas que hoje na atualidade brilham no circuito nacional e mundial, outro evento pioneiro no Sul do Brasil foi o ASPI Gran Master Tour, para atletas acima de 35 anos, também com 13 temporadas, os dois eventos foram idealizados pelo nosso diretor técnico Erivelton o “Nechitcho”.

Outro grande evento que marcou o retorno das competições entre equipes foi o FICO SURF FESTIVAL, evento realizado em 2019 e em 2023, com grandes premiações para competições de surf e surf skate, muitas atrações musicais, museo do surf e ativações das marcas dos patrocinadores.

Atualidade

Valentina Zanoni é o novo fenômeno de Itajaí SC, atleta de base da ASPI em maior evidencia no surf catarinense e nacional, com títulos de Bi-Campeã Catarinense sub 12🏆, Campeã Catarinense sub 14 🏆, Vice campeã Brasileira sub 12 🥈

Em 2021, início da gestão do presidente José Alberto Luz, a ASPI realizou o maior calendário de surf do Brasil, com 32 eventos, 11 etapas válidas pelo catarinense amador e o maior festival de surf do Brasil, com um mês de duração e serviu como inspiração para associações e atletas de todo Brasil.

Outra grande novidade em 2021, foi o plano de sócios ASPI, beneficiando todos os sócios participantes, com descontos em inscrições, distribuições de brindes e sorteios.

Em 2022 realizou a 2ª Etapa do Catarinense de Surf Profissional – O ItajaíPro 2022, etapa que não acontecia há 11 anos em Itajaí, etapa vencida pelo itajaiense Matheus Navarro e Tainá Hinkel. Esta etapa também foi realizada durante o Festival Fico Molhes in Vibe 2022, e neste ano novamente o festival trouxe muitas modalidades de esporte e apresentações culturais.

Em 2023 o Festival Fico Molhes in Vibe, realizado durante todo o mês de julho, superou expectativas de público e audiência, com a presença de mais de 35 mil pessoas e mais de 2 milhões de views na internet durante todo o mês. O evento foi todo transmitido ao vivo pela internet, com estúdios e equipes de transmissão, profissionais de imprensa, mídia de internet, cinegrafistas e fotógrafos. O festival também contou com a importante parceria da Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí e a Fundação Municipal da Cultura, proporcionando a realização de mais de 30 atrações musicais e artísticas.

Em 2024 promete vir com um calendário forte, acompanhe ao vivo pelo site e boas ondas a todos, que seja um ano de muita saúde e crescimento.

Sobre

A Associação de Surf Praias de Itajaí é uma entidade reconhecida como utilidade pública municipal, filiada a FECASURF (Federação Catarinense de Surf), responsável pela realização de campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais de surf na cidade, além também de realizar projetos culturais, sociais e de consciência ecológica.

Últimos Posts

@2022 – Todos os Direitos Reservados ASPI