A Univali, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), recebeu a ocorrência de um elefante marinho na Praia do Buraco, em Balneário Camboriú (SC), na manhã desta segunda-feira (13).
A equipe técnica realizou a avaliação do animal no local. De acordo com a médica veterinária Adriane Steuernagel, que integra a equipe do PMP-BS, o indivíduo é um macho sub-adulto e está com o quadro clínico saudável. O pinípede retornou para a água e parou para descanso novamente na Praia Brava, ao lado da Praia do Buraco.
O elefante marinho faz parte da superfamília dos Pinípedes, espécies que migram anualmente para a costa brasileira. Os Pinípedes habitam tanto o ambiente marinho como costeiro, por isso muitas vezes são avistados descansando no costão rochoso ou na faixa de areia.
Essa pausa para descanso é saudável, normal e deve ser estimulada. Por isso é importante manter pessoas e animais domésticos distantes do animal. Espécies silvestres podem ser agressivas e se estressam facilmente quando notam alguma interação humana.
O estresse pode impactar no comportamento natural da espécie e na saúde do animal, causando queda na imunidade.
Este elefante marinho, por exemplo, deve ser avistado durante alguns dias descansando nas praias da região. Ao avistar um Pinípede lembre-se:
– Não se aproxime do animal
– Não tente o fazer retornar ao mar
– Não o alimente
– Mantenha animais domésticos distantes
– Acione o PMP- BS pelo telefone 0800 642 3341 e informe o local de ocorrência
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).
Imagens de André Barreto – PMP-BS.
Univali Penha.