Home 2024 ASPI NO COMBATE DAS BITUCAS DE CIGARRO NA PRAIA BRAVA!

ASPI NO COMBATE DAS BITUCAS DE CIGARRO NA PRAIA BRAVA!

por Alexandre

A ação socioambiental da ASPI será realizada no dia 03 de março (domingo), Dia Mundial da Vida Selvagem, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU). O local de encontro será próximo à passarela do Juistreet, na praia Brava, às 09:30

A Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), entidade reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, vem há um bom tempo colaborando com a pauta socioambiental das praias do município, realizando mutirões de limpeza há mais de 25 anos, antes mesmo da associação ter sido formalizada em setembro de 1999. Desde o início da gestão da equipe do Presidente José Alberto Luz, em 2021, a ASPI tem lançado um calendário anual de eventos, não limitados apenas a competições.

Em 2024 um dos eventos será exclusivamente com pauta socioambiental. Com o objetivo de combater um dos principais impactos socioambientais das praias do município, as bitucas de cigarro, a ASPI está unindo forças para realizar a instalação de 20 bituqueiras em pontos estratégicos da orla, assim oferecendo à população um local adequado de descarte. É o surf deixando um legado de melhoria socioambiental em Itajaí. Os locais contemplados pela instalação das bituqueiras serão: Molhes do Atalaia; meio da praia do Atalaia; praia Brava sul; Canto do Morcego.

De acordo com uma reportagem do site da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), intitulada “Bituca de cigarro: uma grande vilã ambiental”: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão. Essa enormidade de pessoas joga fora, de acordo com informações da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), 7,7 bitucas de cigarro por dia. Ou seja, são cerca de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente. De acordo com relatório da NBC News, a bituca de cigarro polui mais o oceano do que as sacolas e canudos de plástico. A UNIVESF ainda complementa ao afirmar que a bituca contem mais de 4,7 mil sustâncias tóxicas, contaminando o solo e a água por aproximadamente 5 anos, tempo de decomposição deste resíduo.

Além da instalação das bituqueiras, a ASPI ainda realizará uma ação de limpeza de praia no último local de instalação, retirando do solo e do ambiente natural todas as bitucas ali descartadas de maneira irregular e irresponsável, além de outros resíduos encontrados no local.

“Convocamos a todos os surfistas e parceiros da ASPI para realizar um grande mutirão de instalação destas bituqueiras e de limpeza da praia, melhorando assim a qualidade ambiental da nossa querida praia Brava”, fala José Alberto Luz, Presidente da ASPI.

A instalação destas bituqueiras ainda facilitará para a ASPI a conquista do SELO EVENTO SUSTENTÁVEL FECASURF nos seus eventos. Este Selo é uma certificação socioambiental aplicada pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF) para os eventos realizados dentro de um padrão de Sustentabilidade imposto no Livro de Regras da federação. “Disponibilização de bituqueiras para o público durante os eventos é um dos requisitos das nossas regras de sustentabilidade. Com a instalação de bituqueiras permanentes na praia, a ASPI larga na frente na conquista do SELO EVENTO SUSTENTÁVEL, tendo já um dos requisitos muito bem cumprido, inclusive que deixou um legado permanente na praia”, explica o Biólogo Reinaldo Jaeger, Diretor de Sustentabilidade da FECASURF.

Esta ação socioambiental é patrocinada pela SEMASA (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí) através do Termo de Parceria nº 039/2023, Processo Administrativo nº 2023-SEL-083450, que é signatário e cofundador do Comitê Regional do Movimento ODS SC, movimento este que tem como missão facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU no dia a dia das pessoas e na prática das organizações de Santa Catarina.

A SEMASA é reconhecida pelo SELO SOCIAL, resultante do programa ambiental desenvolvido pela Secretaria de Promoção da Cidadania em parceria com o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental da Associação Empresarial de Itajaí (ACII). Consiste no reconhecimento e certificação de organizações por sua atuação local para o alcance dos 17 ODS da ONU.

O evento conta com a parceira LOCAL FRIO, CONEXÃO MARÍTIMA, ZFLOG, MARINA ITAJAÍ, JUISTREET, LORA SURFBOARDS, WAVES NOW, PÃO DA BRAVA, UNIFIQUE 5G, PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ E INSTITUTO ITAJAÍ SUSTENTÁVEL.

Você pode gostar disso

Copatrocinadores

Sobre

A Associação de Surf Praias de Itajaí é uma entidade reconhecida como utilidade pública municipal, filiada a FECASURF (Federação Catarinense de Surf), responsável pela realização de campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais de surf na cidade, além também de realizar projetos culturais, sociais e de consciência ecológica.

Últimos Posts

@2022 – Todos os Direitos Reservados ASPI