Home 2023 O Dia Mundial da Síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down

Essa data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da inclusão e dos direitos das pessoas com Síndrome de Down

por Alexandre

O Down Surf Festival é um evento anual que ocorre na praia da Atalaia, em Itajaí, Santa Catarina, em homenagem ao Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado  dia 21 de março.

Esta data foi escolhida porque a síndrome de Down é causada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21, e o dia 21/03 representa simbolicamente essa condição genética.

A primeira edição do evento foi realizada em 2018 e contou com a participação de 36 atletas, apesar da chuva, que não tirou a alegria dos competidores de Itajaí e Curitiba. Antes de entrarem na água, os atletas receberam uma aula teórica na areia, na qual os professores das escolas de surf ensinaram o básico para os atletas. Em média, cada surfista pegou seis ondas e, no final da bateria, os vencedores receberam medalhas.

No ano seguinte, em 2019, a segunda edição do Down Surf Festival reuniu 100 competidores em duas categorias: síndrome de down e autista. As inscrições foram gratuitas e feitas na hora do evento. O acompanhamento dos surfistas na água foi feito pelos professores das escolas de surf da região, e o evento contou com o apoio de várias associações, empresas e órgãos públicos.

O Down Surf Festival foi inspirado em um evento para autistas realizado em Balneário Camboriú, no qual houve uma bateria especial para surfistas com síndrome de down. A alegria e a energia transmitidas pelos atletas durante a bateria serviram de inspiração para a Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI) realizar o primeiro evento em 2018. Desde então, o evento cresceu e se tornou uma celebração da inclusão e da diversidade. Além das competições de surf, o festival oferece muitas outras atividades para diversão dos atletas e suas famílias, como shows, apresentações, entre outras.

Em 2021, o evento reuniu 90 atletas de todo o Brasil em Itajaí e contou com a parceria de mídia do site SurfGuru. O site fez a transmissão ao vivo das baterias, através da SurfGuru TV, e o programa Longarina, da Univali FM, também fez a cobertura. O evento continua crescendo e se consolidando como um dos principais eventos de surf inclusivo do país, promovendo a inclusão e a igualdade através do esporte e da convivência.

O Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, apresentou a 4ª Edição do Down Surf Festival 2023, realizada na Praia do Atalaia, em Itajaí, com a presença de mais de 500 pessoas, incluindo voluntários, atletas e familiares. O evento foi promovido pela Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI), com o apoio de diversas entidades e patrocinadores. Um total de 126 atletas se inscreveram para participar do evento, com 74 presentes no dia. O presidente da ASPI, José Alberto Luz destacou a importância do esporte para o desenvolvimento físico e intelectual e agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento. As fotos e vídeos do festival estão disponíveis nas redes sociais da ASPI.

Conheça os finalistas do Circuito Santacosta

  • Categoria Austista
    1º – Thiago Albino – 15 anos – Florianópolis
    2º – Raphael Vaz Teixeira – 15 anos – Florianópolis
    3º – Guilherme Pavani – 24 anos – São Paulo
    4ª – Lucas da Silva – 21 anos – Florianópolis
  • Categoria Síndrome de Down
    1º – Thiago Vaz de Castro – 17 anos – Curitiba
    2º – Sayone Tomé Leite – 38 anos – Curitiba
    3º – Luan Veloso Nascimento – 15 anos
    4º – Pietra Silvestre – 21 anos – Curitiba
    5ª – Stephanie K. Braga – 27 anos – Curitiba
    6ª – Raisla Cosc – 9 anos – Curitiba

A Síndrome de Down é uma condição genética que afeta o desenvolvimento físico e cognitivo das pessoas, resultante da presença de uma cópia extra do cromossomo 21. Estima-se que a cada 1000 nascimentos, um apresente essa síndrome.

Essa data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da inclusão e dos direitos das pessoas com Síndrome de Down. A celebração também busca promover a igualdade de oportunidades e combater o preconceito e a discriminação contra essas pessoas.

O Dia Mundial da Síndrome de Down é uma oportunidade para lembrar que cada pessoa é única e tem potencial para contribuir positivamente para a sociedade. É importante oferecer oportunidades para que todas as pessoas, incluindo aquelas com Síndrome de Down, possam desenvolver suas habilidades e talentos e participar plenamente da vida em suas comunidades.

Nesta data, são realizadas diversas atividades em todo o mundo para promover a conscientização e a inclusão das pessoas com Síndrome de Down, como campanhas de conscientização, eventos de arrecadação de fundos, seminários e conferências. É um dia para celebrar a diversidade humana e a importância de valorizar e respeitar as diferenças.

Na 4ª edição do Down Surf Festival contou com os patrocinadores Fort Atacadista, Weg, Grupo Lunelli e as marcas Fico Surf Wear e Momentus, Conexão Marítima, Marina Itajaí, Unifique, Pão da Brava, Wavesnow, Santacosta, Banana Wax, Anasol.

Agradecemos a parceria da Surfescola BC, APAE, AMA, Onda Azul, Somos Mais,  Associação Surf Sem Fronteiras, FEPASD, AmorpraDown e apoio da  FECASURF, entidades fundamentais para realização deste evento.

Você pode gostar disso

Copatrocinadores

Sobre

A Associação de Surf Praias de Itajaí é uma entidade reconhecida como utilidade pública municipal, filiada a FECASURF (Federação Catarinense de Surf), responsável pela realização de campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais de surf na cidade, além também de realizar projetos culturais, sociais e de consciência ecológica.

Últimos Posts

@2022 – Todos os Direitos Reservados ASPI