Home Atletas Ryan Campos representa a ASPI no Rip Curl Grom Search 2021

Ryan Campos representa a ASPI no Rip Curl Grom Search 2021

por Alexandre

Texto Bárbara Kantowicz
Fotos e Vídeos Acervo pessoal

O atleta Ryan Campos, 15 anos, irá representar a Associação de Surf Praias de Itajaí – ASPI e Itajaí no Rip Curl Grom Search, que acontece nos dias 10 e 11 de julho na Praia da Grama, primeira piscina de ondas artificiais do Brasil, localizada no interior de São Paulo. O surfista está a todo vapor na procura das melhores ondas para as gravações, que devem ser enviadas até o dia 1° de maio, já que o campeonato brasileiro terá formato digital, devido à pandemia da covid-19. Para registrar os momentos, o atleta conta com o suporte do pai, Flávio Campos, e um fotógrafo profissional.

Ryan compete desde os nove anos e esta será a primeira competição em formato diferente, online. Para ele, o campeonato neste estilo é mais fácil, porque o surfista pode ir atrás de onda em qualquer pico, sem ter que enfrentar um mar inconsistente na hora da disputa, além de não ter a pressão do tempo de bateria. Por outro lado, é preciso dar o seu melhor nas ondas que serão registradas, já que o atleta não sabe quem é o seu adversário e não identifica quais são seus pontos fortes e fracos.

As manobras com muita força e velocidade são o foco do surfista. Ele gosta de misturar o surfe de borda, aquele mais tradicional, com o radical. Os aéreos, rasgadas, cut-back, layback e cavadas são suas manobras preferidas. “Eu faço tudo o que a onda me proporciona, mas me concentro nas manobras mais radicais, que são as que chamam a atenção dos juízes. Estou tendo boas finalizações nos aéreos e demais movimentos, isso me deixa muito confiante”, relata.

Além de representar a Associação de Surfe Praias de Itajaí (ASPI), outra motivação para Ryan é se destacar no campeonato é competir nas ondas artificiais de alta performance aqui no Brasil, no interior de São Paulo. “Quero dar o meu melhor para avançar as baterias e dar a visibilidade para a ASPI, buscando incentivar outros para competir. Também estou ansioso para chegar nas semifinais e sentir a vibe de disputar a bateria em uma piscina de ondas artificiais. Deve ser irado”, comenta o surfista.

APOIO AO ATLETA

No momento, Ryan possui alguns apoiadores que o auxiliam no que é preciso, como OsteoSportes, ASPI, UNIVALI, Diversitá Distribuidora (açaí polpa norte), CT Wax, Surf View, Fundação Municipal de Esporte de Itajaí (FMEL), Escola Surf Atalaia e Lora Surf Boards. O objetivo do atleta é conseguir um patrocinador principal para dar suporte nas competições fora de Santa Catarina.

O surfista ainda conta com o apoio do pai além da assistência da MAP Técnica, uma academia de preparação física voltada para o surf, localizada em Florianópolis, na qual Ryan treina uma vez por mês.

  • Nome: Ryan Campos
  • Idade: 15 anos
  • Naturalidade: Joinville
  • Início no surf: cinco anos
  • Quantas competições: cerca de 20
  • Onda preferida: Brava
  • Onda dos sonhos: Indonésia
  • Prancha: shortboard 5’10
  • Manobra preferida: Aéreo
  • Inspiração: Mick Fanning e Gabriel Medina
  • Hobby: Andar de skate 

Você pode gostar disso

1 comentário

Rogério Luiz Kumlehn 12/05/2021 - 11:13 pm

Que beleza, boa sorte na empreitada!!!!

Comentários estão fechados.

Copatrocinadores

Sobre

A Associação de Surf Praias de Itajaí é uma entidade reconhecida como utilidade pública municipal, filiada a FECASURF (Federação Catarinense de Surf), responsável pela realização de campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais de surf na cidade, além também de realizar projetos culturais, sociais e de consciência ecológica.

Últimos Posts

@2022 – Todos os Direitos Reservados ASPI