Home Atletas Destaque da nova geração itajaiense: Kakau de Souza participa do Rip Curl Grom Search 2021

Destaque da nova geração itajaiense: Kakau de Souza participa do Rip Curl Grom Search 2021

por Alexandre

Texto: Bárbara Kantowicz
Fotos: Acervo pessoal

A nova geração do surfe feminino chama a atenção. São meninas que iniciam no esporte muito cedo e atingem de forma rápida um alto nível de surf. Em Itajaí, surge um novo talento, Kauanny de Souza, a Kakau, de10 anos. Kakau que surfa há um ano e dois meses já chama a atenção dos surfistas mais velhos quando pega onda no Molhe da Atalaia, em Itajaí.

Kakau vai disputar o Rip Curl Grom Search 2021. O evento, considerado um divisor de águas na história do surfe brasileiro, será o primeiro campeonato de Kakau. A competição terá dois momentos: eliminatórias online, por vídeos enviados pelos atletas com suas melhores ondas; e a final, prevista para julho, será na primeira praia de ondas artificiais da América Latina, situada no interior de São Paulo.

Kakau começou a surfar em fevereiro do ano passado e desde então, sua evolução tem sido constante. Seu desenvolvimento é acompanhado de perto por seus amigos e simpatizantes. O pai e treinador Fabio de Souza, o Biro, surfista há 25 anos se dedica integralmente a carreira da filha. O objetivo do pai da Kakau é inscrever a filha em todas as competições em que ela tiver interesse em participar e focar na carreira profissional da pequena surfista.

 Preparação

Além do surfe, o treino fora d’água é primordial. Kakau, conta com o suporte do Projeto Nadar de Itajaí, e também da Clínica Esportiva Evolua, localizada em Navegantes.

A semana é corrida e bem produtiva. Surfe na parte da manhã sempre que tem onda; duas vezes por semana treino fora d’água; sem contar a natação três vezes na semana, que pratica há cinco anos. Kakau foi vice-campeã sul brasileira de nado de peito em 2019.

A pequena surfista consegue conciliar os estudos com o surfe, durante a parte da tarde, sua atenção se volta aos afazeres escolares, e, por conta da pandemia, as aulas são online. “Neste momento que estamos vivendo, tudo ficou mais difícil. Mas, conseguimos nos ajustar a esta nova realidade e adaptarmos as regras e normas escolares”, afirma Biro. Kakau também frequenta a igreja com a família e nas horas livres anda de skate, corre e brinca, como toda criança.

Portas abertas

A falta de investimento para a categoria feminina ainda é um obstáculo, mas esta realidade tende a mudar daqui para frente, principalmente com o incentivo das associações de surfe. Biro argumenta que o surfe feminino está evoluindo muito. “Acreditamos que as portas irão se abrir cada vez mais para as mulheres e teremos mais investimentos para esta categoria tão importante no surfe. Contamos com alguns apoios para a Kauanny, como o patrocínio para suas pranchas, por exemplo”, complementa.

 A surfista tem também o suporte da Associação de Surfe Praias de Itajaí (ASPI), já que o intuito é fortalecer o surfe feminino local e fortificar as categorias de base. “A ASPI busca realmente fomentar o surfe e descobrir futuros atletas e campeões da nossa cidade. A Kakau é uma promessa do surfe feminino itajaiense, tem muito talento, e futuramente será mais uma atleta representante da nossa Associação”, ressalta o presidente da ASPI, José Alberto Luz, o Beto Mão na Borda. “Gradativamente, o surfe feminino tende a crescer. A nova geração do surfe feminino ganha um novo cenário. Surfistas com manobras super radicais e atletas que serão destaques futuramente. Kauanny é só uma das promessas aqui do município. Nas praias de Itajaí, observam-se talentos do surfe, que a cada dia evoluem mais no esporte. Daqui para frente, novos nomes surgirão”, finaliza Beto.

Você pode gostar disso

Copatrocinadores

Sobre

A Associação de Surf Praias de Itajaí é uma entidade reconhecida como utilidade pública municipal, filiada a FECASURF (Federação Catarinense de Surf), responsável pela realização de campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais de surf na cidade, além também de realizar projetos culturais, sociais e de consciência ecológica.

Últimos Posts

@2022 – Todos os Direitos Reservados ASPI