Dono da única nota 10 do campeonato, Mateus Herdy não deu chances para seus adversários e foi o campeão do Oceano Brava Classic, Tubo ou Nada, que aconteceu no sábado, 25, na praia Brava, em Itajaí. A disputa, cuja a única manobra válida era o tubo, reuniu alguns dos melhores tube riders do país, que enfrentaram ondas com mais de dois metros no canto norte da paradisíaca praia itajaiense.
O Oceano Brava Classic, “Tubo ou Nada”, teve um formato diferente. Foram 12 surfistas por baterias que desafiavam as ondas da Brava durante 45 minutos. A organização do evento optou por este sistema para aproveitar o swell antes que o vento batesse e desalinhasse o mar. Foram quatro baterias classificatórias, onde as melhores médias classificavam os finalistas. A pedido do surfista e um dos organizadores do evento, Matheus Navarro, a final teve uma hora de duração.
Grandes nomes do surf nacional como Neco Padaratz, Andreas Eduardo, Saulo Lyra, Alejo Muniz, Michelangelo Bernardoni, Marcelo Trekinho, Ícaro Ronchi, Matheus Navarro e Mateus Herdy deram um show de atitude nas morras que quebravam na Brava. Na quarta bateria Navarro e Herdy fizeram a disputa mais acirrada do Oceano Brava Classic.
Matheus Navarro mostrando que conhece o pico veio em uma direita de bom tamanho e ficou entocado tirando um dos melhores tubos da manhã e de quebra um 9,5 dos juízes. Sem deixar barato Mateus Herdy, que ficou mais à esquerda do palanque, pegou uma bomba da série e andou muito dentro do tubo, saindo após a baforada. O verdadeiro “Tubo ou Nada” da praia Brava lhe rendeu a única nota 10 do evento.
Na final Herdy manteve a regularidade e após conseguir duas boas ondas saiu do mar faltando 10 minutos para o término da bateria. Da areia, o campeão mundial Pro Junior de 2108 torceu para que Alejo Muniz e Matheus Navarro não achassem as boas e tirassem seu título do evento. As ondas não vieram para seus adversários e Mateus Herdy foi o campeão do primeiro Oceano Brava Classic, com Alejo Muniz em segundo e Matheus Navarro em terceiro.
A atitude dos surfistas também foi reconhecida no Oceano Brava Classic, tanto que Daniel Ostrowski levou o prêmio da melhor vaca do campeonato. Daniel simplesmente despencou do terceiro andar de uma onda em uma das maiores séries que entraram no dia.
Como campeão Mateus levou para casa R$ 1.000,00 e mais uma estadia de 12 dias no Sibon Charters nas Ilhas Mentawai e troféu. O evento foi promovido pela BLUEHOUSE, teve a chancela da Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI) e patrocinador principal a Oceano, contou também com os patrocínios da Portonave e Inspire Alimentos .
Fotos Ricardo Alvos e Márcio David
Resultado Oceano Brava Classic “Tubo ou Nada”
1° Mateus Herdy
2° Alejo Muniz
3° Matheus Navarro
4° Luiz Mendes
5° Gustavo Machado
6° Marcelo Trekinho
7° Zé Machado
8° André Luiz
9° Michelangelo Bernardoni
10° André Esmeraldino
11° Guilherme Ramalho
12° Andreas Eduardo
Veja a Galerias de Fotos