Home Projeto Surf Salva ASPI realiza mais uma edição do projeto Surf Salva em Itajaí

ASPI realiza mais uma edição do projeto Surf Salva em Itajaí

por Alexandre

Projeto de capacitação de surfistas vai para sua terceira edição

Saber como proceder corretamente no momento de ajudar uma pessoa em situação de risco no mar pode fazer a diferença. Pensando nisto a Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI) realiza neste sábado, 18, a terceira edição do projeto Surf Salva. O Surf Salva é uma parceria entre a ASPI, o Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

A terceira edição do projeto acontecerá na sede recreativa do Porto de Itajaí a partir das 9h. Serão capacitados 50 surfistas que serão orientados a fazer a prevenção e prestar os primeiros socorros as vítimas de afogamento. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do Facebook da ASPI. Para o médico diretor da Sobrasa David Szpilman o Surf Salva é um projeto que multiplica os braços dos guarda-vidas em todo litoral do Brasil. Ele é voltado para surfistas, pessoas que estão sempre nas praias e, efetivamente, já realizam salvamentos. O curso é rápido, com 3 à 4 horas de aulas, é alegre, divertido e prático.

Nesta terceira edição os participantes receberão café da manhã, almoço e frutas no período da tarde. Na parte da manhã os voluntários do Surf Salva conhecem mais sobre o projeto, aprendem sobre as correntes de retorno e todas as técnicas de salvamento. Após a parte teórica os alunos treinam em bonecos cedidos pelo Corpo de Bombeiros de Itajaí. Na parte da tarde os voluntários vão para a praia onde vão executar o que aprenderam, ou seja, retirar as vítimas de afogamento com as pranchas de surf.

Após a aula prática o curso se encerra e os participantes ganham uma camiseta do projeto e o diploma de conclusão do curso Surf Salva dado pelo Sobrasa. O Surf Salva tem o apoio da Santa Costa, Edem Skate Park, Tac Print, ALS Transporte, Stringari Sorvetes, Paraíso Aquático, Brava Açaí, Big Wave Surf Shop, Nazário Containers, Na Base Casa dos Atletas e Backdoor Pub

O que será abordado no Surf Salva:
  • Prevenção na hora de surfar e com outros surfando ou com banhistas na praia;
  • Trabalho conjunto entre guarda-vidas e surfistas;
  • Socorro com prancha dentro d?água a vítimas conscientes e inconscientes;
  • Como e quando realizar o boca-a-boca dentro da água;
  • Como transportar d?água para a areia;
  • Como iniciar o suporte básico de vida na areia (ressuscitação cárdio-pulmonar e os graus de afogamento);
  • Medidas de prevenção a afogamentos;

Você pode gostar disso

Copatrocinadores

Sobre

A Associação de Surf Praias de Itajaí é uma entidade reconhecida como utilidade pública municipal, filiada a FECASURF (Federação Catarinense de Surf), responsável pela realização de campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais de surf na cidade, além também de realizar projetos culturais, sociais e de consciência ecológica.

Últimos Posts

@2022 – Todos os Direitos Reservados ASPI