Evento reunirá atletas de todo Brasil em Itajaí.
O festival chega em sua terceira edição esperando mais de 120 atletas de todo o país. Só do Paraná é aguardada uma delegação com mais de 40 surfistas. Os atletas paranaenses marcam presença desde o primeiro evento realizado em 2018. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antes do início da competição no domingo.
A primeira bateria entra na água às 9h e a previsão de término do evento está programado para as 12h. A organização do evento explica que todas as pessoas que tiverem algum tipo de necessidade especial podem participar do evento. “Nossa intenção é transformar a vida destas pessoas com o surf”, ressalta o surfista Juliano Secco, promotor do evento.
O Down Surf Festival nasceu após a ASPI participar de um evento para autistas em Balneário Camboriú, organizado pelo Tulio Ferri, que teve uma bateria especial para surfistas portadores da síndrome de down. “A alegria e a energia que aqueles atletas passaram durante a bateria serviram de inspiração para a ASPI realizar o primeiro evento no ano passado”, explicou o Secco.
O Down Surf Festival lembra também o dia internacional da Síndrome de Down, que é celebrado no dia 21 de março. Nenhum participante precisa saber surfar, as escolas de surfe da região e muitos surfistas estarão presentes para ensinar e dar toda segurança dos participantes dentro da água. No final de cada bateria todos recebem a nota 10 e uma medalha de campeão.
O Down Surf Festival tem o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí – FMEL, ASPI, Amor para Down, Reviver Associação Down, Associação Onda Azul, ALS Transportes, Tac Print, Escola Surf no Pé, PG Surf Skate e Diversão, Surf Escola BC, Escola de Surf Amigos da Atalaia, Bar do Kao, SkateBalance, La Nuit, Coc, Anasol, Santa Costa e Marambaia TV.
Serviço
Onde: Praia do Atalaia (Itajaí)
Quando: Domingo
Horário: Das 9h às 12h
Inscrições: Gratuitas no local ou com Juliano Secco (47) 99905-3958
Veja a galeria de fotos da edição de 2019
Fotos Hildo Rocha Neto